Logística sustentável reduz custos

24 jan 2022
Por Fazendão Agronegócio
Compartilhe:

Trabalhar com formas de logística sustentável é, acima de tudo, uma forma de demonstrar respeito com a natureza e o planeta. Adotar este tipo de prática é implementar ações que otimizam os recursos disponíveis para fazê-la. E o resultado é a redução dos desperdícios de insumos e da emissão dos gases poluentes.

Focar em logística sustentável é buscar redução de custos, melhora na margem de lucro, aumento da eficiência no sistema de entregas, incentivar a geração de empregos, otimizar a qualidade de vida dos colaboradores e pessoas envolvidas na cadeia de produção, conquistar e fidelizar novos clientes. É preciso entender que a logística sustentável tem como princípio fundamental o alcance de metas e o estímulo ao crescimento do negócio, sem abrir mão da economia de recursos e da redução de impactos nocivos ao meio ambiente.

E trabalhar de forma mais sustentável é um dos desafios da agricultura brasileira. Frente ao enorme potencial para ser mais competitivo, o Brasil enxerga na logística sustentável a chance de se consolidar ainda mais no cenário mundial e reduzir os impactos no meio ambiente. Para isso, a melhora, modernização e construção dos portos brasileiros, que agora podem receber navios com dimensões maiores e inéditas no país. São embarcações especializadas no transporte de grãos e que gastam menos combustível por tonelada, reduzindo a emissão de carbono e barateando os custos. Em relação ao maior parceiro e maior consumidor da nossa soja, a China, é possível que a emissão seja reduzida em até 46% no trecho marítimo até o país asiático, ao receber as embarcações que transportam de 150 a 200 mil toneladas.

Para acompanhar a evolução dos portos, a malha ferroviária também vem sendo modernizada, para atender melhor o escoamento dos grãos vindos das áreas de produção. Esse tipo de ação, que visa a redução das emissões dos transportes, trabalham em conjunto com a desvinculação total da agricultura brasileira das práticas de grilagem e de desmatamento, hoje a maior fonte de emissão de gases prejudiciais. É possível que os agricultores aumentem a produção, abasteçam o mercado e não desmatem.

A cada dia, novas técnicas e tecnologias surgem para que o cultivo no Brasil, sobretudo da soja, seja cada vez mais sustentável. E se você busca saber mais sobre o assunto, o site da Fazendão é o melhor lugar. Fique ligado!

Últimas sobre Soja

Alimentação à base de soja: quais os benefícios para a sua saúde?

Considerada por muitos a principal substituta de carnes e derivados, a soja vem conquistando espaço no prato do brasileiro nos últimos anos. Rica em vitamina A, vitamina C, além de ser um ótimo oxidante, a soja ainda possui 40% de proteína de alta qualidade, 20% de lipídios ricos em ácidos graxos poli-insaturados, entre outros. São […]

Leia mais

O poder econômico da soja no Brasil

Qual a representatividade da soja para a economia brasileira? A resposta é simples: a soja é o principal produto de exportação do Brasil. Só na última safra, foram 120 milhões de toneladas, números que alçaram o Brasil ao posto de maior exportador mundial do grão. São US$ 100 bilhões ao ano movimentados pela cadeia produtiva […]

Leia mais

A soja na indústria de beleza e estética

Como sabemos, a exportação e o cultivo da soja são duas das atividades mais importantes para a economia do Brasil. Afinal, como o maior exportador mundial do grão, isso não poderia ser diferente por aqui. Além disso, a utilização da soja na alimentação também possui bastante espaço na mesa do brasileiro. São óleos, proteínas, farinhas […]

Leia mais