Mais tecnologia, maior rentabilidade = sustentabilidade

24 jan 2022
Por Fazendão Agronegócio
Compartilhe:

A importância da soja no cenário agrícola do Brasil é cada vez maior. O cultivo do grão está em diversas esferas, sobretudo no desenvolvimento socioeconômico do país. E com a soja no papel de protagonista, uma pergunta sempre está rondando: como a sustentabilidade do cultivo da soja é encarada em terras brasileiras?

Nos últimos anos, diversos estudos e trabalhos foram executados, visando melhorar as condições do cultivo. O Brasil, como maior produtor mundial e referência no manejo sustentável da soja, vem desenvolvendo técnicas e tecnologias continuamente, que permitem que a produção seja mais sustentável. Para que isso aconteça, a tecnologia de processo é indispensável. São elas que permitem a produção de forma otimizada, baseada em conhecimentos técnicos e científicos, elevando a produtividade e reduzindo custos.
Mas a sustentabilidade no cultivo da soja vai muito além de reduzir os custos e elevar produção. Um dos pilares do manejo sustentável é o sistema de plantio direto, que é o cultivo de plantas agrícolas sob os restos vegetais do cultivo anterior. Dessa forma, evita-se o revolvimento do solo e reduz-se a erosão, já que esta camada de resíduos atua como um escudo contra água e vento.

Mais recentemente, a utilização dos insumos biológicos também se tornou uma prática importante na sustentabilidade do cultivo da soja. Com essa tecnologia, é possível fazer o controle de pragas, doenças e fazer a nutrição da cultura. Com o surgimento dos inoculantes à base de microrganismos solubilizadores de fósforo, os agrotóxicos e fertilizantes minerais vêm sendo substituídos com eficácia, reduzindo o impacto destes no ambiente. Mas com uma produção tão grande, muitos pequenos e médios produtores não conseguem ter acesso a uma assistência técnica. Isso faz com que esses produtores fiquem sujeitos a diversos vícios comerciais na compra de insumos e no planejamento da produção.

Para tornar o manejo da soja mais sustentável

A utilização de técnicas de produção obsoletas acaba limitando a produtividade, além de comprometer a sustentabilidade. Para obter um manejo sustentável, os produtores devem acompanhar, se possível, as inovações tecnológicas. Por isso a assistência técnica possui um papel de extrema relevância, já que ao manter contato com ela o produtor tem acesso às tecnologias que resultam em maior sustentabilidade. Outras medidas que os produtores podem adotar é investir na capacitação profissional dos trabalhadores do cultivo da soja e ter acesso a uma assistência de qualidade, que traga ao produtor tecnologias que aliem produtividade e sustentabilidade.
Quer saber mais sobre sustentabilidade no cultivo da soja? Fique ligado aqui no site da Fazendão!

Últimas sobre Soja

Alimentação à base de soja: quais os benefícios para a sua saúde?

Considerada por muitos a principal substituta de carnes e derivados, a soja vem conquistando espaço no prato do brasileiro nos últimos anos. Rica em vitamina A, vitamina C, além de ser um ótimo oxidante, a soja ainda possui 40% de proteína de alta qualidade, 20% de lipídios ricos em ácidos graxos poli-insaturados, entre outros. São […]

Leia mais

O poder econômico da soja no Brasil

Qual a representatividade da soja para a economia brasileira? A resposta é simples: a soja é o principal produto de exportação do Brasil. Só na última safra, foram 120 milhões de toneladas, números que alçaram o Brasil ao posto de maior exportador mundial do grão. São US$ 100 bilhões ao ano movimentados pela cadeia produtiva […]

Leia mais

A soja na indústria de beleza e estética

Como sabemos, a exportação e o cultivo da soja são duas das atividades mais importantes para a economia do Brasil. Afinal, como o maior exportador mundial do grão, isso não poderia ser diferente por aqui. Além disso, a utilização da soja na alimentação também possui bastante espaço na mesa do brasileiro. São óleos, proteínas, farinhas […]

Leia mais