Alimentação à base de soja: quais os benefícios para a sua saúde?

Considerada por muitos a principal substituta de carnes e derivados, a soja vem conquistando espaço no prato do brasileiro nos últimos anos.

24 jan 2022
Por Fazendão Agronegócio
Compartilhe:

Considerada por muitos a principal substituta de carnes e derivados, a soja vem conquistando espaço no prato do brasileiro nos últimos anos. Rica em vitamina A, vitamina C, além de ser um ótimo oxidante, a soja ainda possui 40% de proteína de alta qualidade, 20% de lipídios ricos em ácidos graxos poli-insaturados, entre outros.

São três tipos principais para o consumo: a amarela (mais comum e mais produzida), a preta e a edamame. A soja preta possui todos as características benéficas para a saúde encontradas na amarela, além de possuir uma grande quantidade de antioxidantes conhecidos como fitoesteróis, por conta da coloração escura. Também possui antocianinas, um fitoquímico apontado como um auxílio na perda de peso, uma vez que ele age nas células que armazenam gordura. Já o edamame, o grão de soja ainda imaturo, também possui a mesma quantidade de sais minerais e vitaminas A e C, como os outros tipos já citados.

Um dos benefícios mais conhecidos do consumo da soja é o combate ao colesterol. Manter uma dieta com soja e seus derivados auxilia no controle do colesterol. Rica em vitaminas poli-insaturadas, a soja contribui na diminuição do LDL, também popularmente conhecido como colesterol ruim, e no aumento do HDL, o colesterol bom. Além disso, a soja auxilia no fortalecimento dos ossos e no ganho de massa muscular, graças à ação da proteína de alto valor biológico. Por este motivo, a soja é recomendada para consumo entre os praticantes de atividade física e idosos.

Por ser rica em ômega-3 e isoflavonas, a soja, consumida com frequência, também auxilia na redução das doenças cardiovasculares, evitando o surgimento de tromboses, formação de placas de gordura nas artérias e reduzindo a pressão arterial.
E já que falamos das isoflavonas presentes na soja, você sabia que elas podem auxiliar na regulagem e equilíbrio do estrogênio? Tudo isso se deve por possuírem estrutura e atividade semelhante. Então, sim, a soja ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e da TPM.

Formas de consumo

Mas como um alimento tão versátil e nutritivo pode ser consumido? São diversas formas em que a soja pode ser utilizada, como em grãos, nas saladas. Além dos grãos, as opções de farinha também são bastante utilizadas, bem como o queijo de soja, o tofu. Mas uma das formas que faz mais sucesso é a proteína concentrada. Nesta forma, é uma substituta à carne bovina, sendo o principal ingrediente de refogados, almôndegas e hambúrgueres, por exemplo.

A soja também é muito utilizada por veganos e crianças e adultos com algum tipo de restrição alimentar. No caso das crianças, de acordo com a nutricionista e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Lara Natacci, se houver acompanhamento de um pediatra ou nutricionistas, não existe problema algum no consumo de soja por crianças a partir de um ano.

Viu só como a soja é versátil e pode ser incluída na sua alimentação? Aqui na Fazendão, você fica sabendo de tudo sobre a soja e suas utilizações, ficando ligado no nosso site. Até a próxima!

Últimas sobre Soja

Alimentação à base de soja: quais os benefícios para a sua saúde?

Considerada por muitos a principal substituta de carnes e derivados, a soja vem conquistando espaço no prato do brasileiro nos últimos anos. Rica em vitamina A, vitamina C, além de ser um ótimo oxidante, a soja ainda possui 40% de proteína de alta qualidade, 20% de lipídios ricos em ácidos graxos poli-insaturados, entre outros. São […]

Leia mais

O poder econômico da soja no Brasil

Qual a representatividade da soja para a economia brasileira? A resposta é simples: a soja é o principal produto de exportação do Brasil. Só na última safra, foram 120 milhões de toneladas, números que alçaram o Brasil ao posto de maior exportador mundial do grão. São US$ 100 bilhões ao ano movimentados pela cadeia produtiva […]

Leia mais

A soja na indústria de beleza e estética

Como sabemos, a exportação e o cultivo da soja são duas das atividades mais importantes para a economia do Brasil. Afinal, como o maior exportador mundial do grão, isso não poderia ser diferente por aqui. Além disso, a utilização da soja na alimentação também possui bastante espaço na mesa do brasileiro. São óleos, proteínas, farinhas […]

Leia mais